BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) tem sido uma das instituições que tem desenvolvido alguns métodos de ajuda ao pequeno empreendedor.
BNDES para MEI
O cartão de crédito do BNDES pode ser uma opção de crédito para quem está com dificuldades nesse momento.
As taxas de juros chegam à 1,17% a.m., mas são variáveis e a fatura pode ser parcelada em até 48 vezes.
Logicamente, como todo crédito, o empreendedor deve utilizar a ferramenta com sabedoria, visando não contrair dívidas maiores do que conseguirá pagar.
Como solicitar
O cartão de crédito BNDES para empreendedores deve ser utilizado para despesas do negócio e não para gastos pessoais.
O cartão possui data de vencimento no dia 15 de cada mês. O pagamento pode ser feito por débito automático, qual será debitado da conta do empreendedor informada na hora da solicitação do cartão.
Para fazer a solicitação do cartão o empreendedor deve possuir conta corrente em algum dos seguintes bancos credenciados pelo BNDS no Brasil, segue alguns bancos:
– Banco do Brasil
– Banrisul
– Banestes
– Bradesco
– BRDE
– Caixa Econômica Federal
– Itaú
– Sicoob
– Sicredi
– Santander
Documentos
A abertura do procedimento pode ser feita online. Para isso acesse o portal do BNDES e clique em “Solicite seu Cartão BNDES”. Será aberto um formulário solicitando informações do empreendedor, como:
– CNPJ;
– tipo de controle, que pode ser nacional, nacional
com participação estrangeira ou nacional com controle estrangeiro;
– número do CNAE fiscal, para identificar o tipo de atividade econômica realizada;
– setor;
– ramo de atividade;
– CNAE fiscal, para identificar o tipo de atividade econômica realizada.
A seguir, escolha o banco emissor, clique em avançar e coloque seus dados pessoais. Confira se está tudo correto e envie a proposta.
Os bancos podem solicitar os seguintes documentos:
– Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais;
– Certidão de Dívida Ativa da União ou Certidão Conjunta Positiva, com Efeitos de Negativa de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União;
– Certidão Negativa de Débito (Previdência Social), emitida pela Secretaria da Receita Federal;
– Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ;
– Declaração de comprovação de regularidade do negócio com os órgãos públicos e a legislação.
Caso a proposta seja aprovada, o cartão será enviado para o empreendedor.
Caso não seja aprovado inicialmente, o empreendedor poderá realizar o processo utilizando outro banco no qual possua conta corrente, pois diferentes bancos possuem diferentes exigências para aprovação.